LOJA PIRATAS DE AQUARIO

Galeria De Aquários Plantados

sábado, 4 de abril de 2009

GH

dGH, ou GH, ou ainda DH, é uma medida que determina a quantidade de íons de Cálcio e Magnésio diluída na água. (Outros elementos podem ocorrer, mas em quantidades normalmente irrelevantes).
A essa medida dá-se o nome de
dureza da água. Quanto mais íons presentes, mais "dura" é a água. Em organismos vivos aquáticos está relacionado com o equilíbrio osmótico.
Como no casos acima, há peixes com maior afinidade por águas moles e alguns por água dura. Néons e Discus preferem água mais mole enquanto o Jóia (Hemichromis bimaculatus) e o Arautos (Melanochromis auratus) preferem água mais dura.
Observação: Embora não haja relação direta entre
dGH e o pH da água, devido às propriedades dos elementos químicos envolvidos, há uma tendência da água alcalina ser também dura, e da água ácida ser mais mole



Como medir o GH? A maioria dos testes à venda no mercado medem o GH em graus de dureza alemães (dGH). Tal como acontece com o KH, 1 dGH = 17,86 ppm (partes por milhão). Se quiser converter dGH em ppm basta multiplicar por 17,86. Se quiser converter ppm em dGH basta dividir por 17,86.Após ter lido os resultados de teste, a seguinte tabela dar-lhe-á uma ideia da dureza da água:
Como mudar o GH da água do aquário?Se quiser baixar o valor do GH, tem diversas formas de o fazer:
Adicionar o turfa ao filtro;
Produtos à venda nas lojas da especialidade (que removem os iões de cálcio e de magnésio substituindo-os por iões de sódio). Note que muitos aquariófilos consideram este método inaceitável, já que muitos peixes que preferem água macia, também não se dão bem com o sódio;
Misturar água da torneira com água de osmose inversa.Se quiser elevar o GH, pode fazer o seguinte:
Adicionar pedra calcária ao aquário (isto aumentará também o KH que por sua vez aumentará o pH);
Adicionar carbonato de cálcio, que elevará quer o GH quer o KH.Deverá monitorizar sempre de muito perto todo o processo de alteração do GH, sobretudo se o estiver a tentar diminuir. Certifique-se que não diminui a alcalinidade, ou pode perder a capacidade de buffering, e consequentemente, o pH tornar-se-á muito instável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário